LEITÃO MATURADO









Leitão Maturado faz a festa no Paraná

Neste ano, o evento chegou à sua décima edição, com quase 400 mesas servidas e um público acima de 9 mil pessoas, que foram servidas em apenas 8 minutos.
CONFIRA TODA A COBERTURA FOTOGRÁFICA
NA PÁGINA OFICIAL DO EVENTO NO FACEBOOK: 
Um evento onde a organização se destaca e o espírito voluntário se torna evidente em cada colaborador e em todas as ações que envolvem a sua realização. O resultado disso é o sucesso, tanto de público, quanto em termos de promoção social e comunitária, com benefícios significativos também no campo econômico, pois serve para promover um sistema que integra a cadeia produtiva de proteína animal, no caso, a suinocultura.
Assim é a Festa do Leitão Maturado de Itapejara D´Oeste, município localizado na região Sudoeste do Paraná, a 30 quilômetros de Francisco Beltrão. Neste ano, o evento realizado no último domingo, dia 5 de maio, chegou à sua décima edição com quase 400 mesas servidas e um público acima de 9 mil pessoas, que foram servidas em apenas 8 minutos.
Em cada mesa montada nos pavilhões do Centro de Eventos do município, o leitão maturado, ingrediente principal dessa festa gastronômica, foi servido acompanhado de pratos quentes e frios, incluindo saladas e frutas, para grupos de até 25 pessoas. Multiplicando-se esse número pelo total de mesas servidas, ou seja, 370 mesas, se tem uma ideia da dimensão do evento.
O evento é uma promoção da Associação de Suinocultores e Avicultores de Itapejara D´Oeste, com participação direta da família rotária local, incluindo os jovens do Interact e Rotaract, e conta com apoio da Prefeitura Municipal. É a segunda maior festa gastronômica à base de carne suína do Paraná – perde apenas para a famosa Festa do Porco Assado no Rolete, de Toledo, no Oeste paranaense-, e faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Paraná.
Uma festa pronta
O evento chegou ao nível de ser uma festa pronta em termos de organização e público, pois tão logo começa a venda dos convites, eles se esgotam rapidamente e os organizadores são obrigados a dispensar um número cada vez maior de interessados em também participar da promoção. É o que tem ocorrido nas últimas edições e isso faz com que os organizadores tentem obter verbas junto ao governo do Estado para ampliar a estrutura física do local da festa, permitindo disponibilizar um número maior de convites.
Segundo Jacir José Dariva, idealizador da festa, o evento foi planejado para promover o consumo da carne suína e, com o passar do tempo, se firmou como festa gastronômica, sendo que o leitão maturado, por sua vez, se tornou o prato típico do município. “Toda cidade tem um prato típico e, como suinocultor, tivemos a ideia de elaborar um leitão diferente, mudando o tempero e a forma de cozimento, o que resultou no nosso leitão maturado”, relata Dariva, que atualmente integra a diretoria da Associação dos Suinocultores do Paraná (APS), como vice-presidente Administrativo da entidade.
Voluntários
A realização do evento envolve um número expressivo de voluntários. São mais de 300 pessoas, incluindo integrantes do Rotary Clube local e da Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR), além de colaboradoras da Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI), de Itapejara. “Quando começamos a tratar dos detalhes da festa, nem precisamos pedir ajuda, pois os voluntários vão surgindo e é essa soma de esforços que garante o sucesso do evento”, conta a presidente da ASR, Rejane Venturin, ela própria uma voluntária que passa horas envolvidas na realização da festa. Ao seu lado, outra voluntária, a atual vice-prefeita de Itapejara D´Oeste, Marli Dariva, esposa de Jacir, também se mantém atenta a todos os detalhes, para que tudo ocorra conforme previsto, após várias reuniões e horas ininterruptas dedicadas à organização da festa.
Preparativos
Os preparativos da festa começam cerca de dois meses antes, observando-se todas as questões de logística da promoção. Os leitões, por exemplo, são abatidos com antecedência de quinze dias, e após serem temperados e desossados são mantidos sob refrigeração em câmaras frias à temperatura de 2°C. A técnica de amaciamento após o abate do animal, no processo da refrigeração, melhora a sua textura e o seu sabor. O tempero, por sua vez, contém iguarias, e o leitão é embalado individualmente, permanecendo refrigerado, enquanto uma pessoa é encarregada de mexer diariamente o leitão para que o tempero fique uniforme.
No dia do evento, logo no início da madrugada, o leitão é fervido com vinho, extrato de tomate, manteiga, cebola e após a fervura, vai para a grelha para ser assado até ficar pururuca, pronto para ser servido junto com os acompanhantes, como mandioca com bacon, farofa, pães, cuca, frutas e a famosa geleia de pimenta, encomendada especialmente para a festa, dentre outros ingredientes.
Cozinhas
Para preparar os ingredientes que acompanham o prato principal, são montadas duas cozinhas, uma para preparar a farofa e a mandioca, que são colocadas em uma caixa chamada de “caixa da comida quente”, e outra cozinha para preparar pelo menos 5 tipos de saladas: maionese de maçã, repolho com gengibre, cebola com orégano e um mix de salada verde, com pimentão, couve flor, cenoura, beterraba e brócolis. Elas são colocadas em outra caixa, sendo que o kit completo contém ainda duas cucas, uma alemã a outra de nata, pão e geleia de pimenta. Cada kit serve de 25 a 30 pessoas. “A sobremesa é um conjunto de 25 docinhos de chocolate em forma de leitãozinho, nosso mascote, e um pote com abacaxi descascado e frutas da época”, conta Marli Dariva.
Novo olhar sobre a carne suína
Para promover o consumo da carne suína entre os frequentadores da festa, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e a Associação Paranaense de Suinocultores (APS) distribuíram um livreto com receitas de pratos à base de carne suína, destacando o potencial de uma carne saudável e saborosa.
Para o presidente da APS, Darci José Backes, que prestigiou o evento e abriu a festa ao lado do prefeito de Itapejara D´Oeste, Eliandro Picheti, é preciso que o consumidor tenha um novo olhar sobre a carne suína, hoje a mais consumida em todo o mundo. “Já passamos dos 15 quilos per capita no Brasil, mas estamos longe da média na Europa. Por isso, estão sendo intensificadas ações no sentido de divulgar o potencial da carne suína junto ao consumidor”, frisa Backes, ao citar estudos que comprovam que a carne suína apresenta um teor de colesterol inferior ao do registrado no peito de frango e teores de gordura saturada inferiores aos do filé mignon bovino.

NÚMEROS DA FESTA:

Público participante: 9.250 pessoas
Voluntários: 300
Leitões assados: 370
Assadores: 60
Média de peso de cada leitão assado: 23 kg
Bebidas: Mais de 2.000 dúzias
Cucas alemãs e de nata: 780
Kg de mandioca: 800
Kg de cebola: 500
Transporte: 24 caminhões
Tempo para servir: 8 minutos
Entidades envolvidas: 6 (Associação dos Suinocultores e Avicultores de Itapejara D´Oeste; Rotary Clube, Interact, Rotaract e Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Itapejara, Prefeitura Municipal)




Resultado de imagem para HISTÓRIA DO LEITÃO MATURADO



Sexta, 11 de Novembro de 2016
  • 15
  •  
  • :
  •  
  • 12
  •  
  • :
  •  
  • 47

Festa do Leitão Maturado movimenta Goioerê






Sexta, 11 de Novembro de 2016
  • 15
  •  
  • :
  •  
  • 13
  •  
  • :
  •  
  • 51

Conheça a história do Leitão maturado

05/06/2010
            A história do Leitão Maturado é tão saborosa quando o prato criado pelo contabilista Roque Ademir Karoleski na década de 90. O prato surgiu meio que por acaso, quando ele experimentou assar uma carne que estava temperada para ser defumada.
            De origem catarinense, Roque Karoleski adquiriu o costume familiar de defumar carnes e costumava usar sabugo de milho para fazer a defumação, por causa da fumaça clara. Certo dia ele pediu a um vizinho que lhe trouxesse sabugos de milho de sua propriedade rural, para que ele fizesse a defumação. Roque preparou a carne para ser defumada, mas o vizinho não trouxe os sabugos.
            Sem poder fazer a defumação, Karoleski guardou a carne temperada em um freezer, e quatro dias depois resolveu assá-la na grelha. O resultado foi que a carne temperada para ser defumada, ao ser assada ganhou uma cor avermelhada e um sabor inigualável, que ele batizou de Leitão Maturado, por causa do tempo que é preciso que a carne fique repousando em câmara fria, para ser maturada.
            Roque começou a preparar a iguaria para familiares e amigos e quando o Conselho da Mulher realizou o concurso para escolher o prato típico de Goioerê ele foi incentivado a inscrever o Leitão Maturado, que foi o escolhido.
            Desde a primeira festa, Roque Karoleski coordena todo o preparo do Leitão Maturado, e este ano, quando será servida a maior quantidade de carne de todas as festas, ele também está coordenando o preparo da carne que será saboreada pelo maior público de sua história, cerca de sete mil pessoas.









05/06/2010
            A VIII Festa do Leitão Maturado, que será realizada neste domingo, 6, no Parque de Exposições, será a maior já realizada desde que o prato típico de Goioerê foi criado, em 2003. Com todos os cinco mil convites vendidos, a expectativa é a de que pelo menos sete mil pessoas passem pelo Parque de Exposições de Goioerê durante o evento.
            O preparo da carne que será servida na festa foi iniciado na segunda-feira, quando foram abatidos 190 leitões. Na terça-feira os leitões foram desossados e temperados, e desde então estão maturando em câmara fria, de onde só sairão na madrugada de sábado, quando serão assados em uma trincheira de 70 metros, montada no Parque de Exposições.
            O Leitão Maturado será servido a partir das 11h30min, no pavilhão central do Parque de Exposições e também nas barracas das entidades que participam da Festa das Nações, de forma que um grande número de pessoas poderá ser servido ao mesmo tempo.
            Além do almoço, a Festa do Leitão Maturado conta também com outras atrações, como brinquedos infláveis do Sesc de Campo Mourão, feira de artesanato e doces caseiros, além dos shows musicais com o grupo Tchê Garotos e com a dupla Roberta & Santiago.




Resultado de imagem para HISTÓRIA DO LEITÃO MATURADO






Resultado de imagem para LEITÃO MATURADO]











































Resultado de imagem para LEITÃO MATURADO]



Resultado de imagem para LEITÃO MATURADO]






Resultado de imagem para LEITÃO MATURADO]

Nenhum comentário:

Postar um comentário